Muitos se perguntam se isso é possível? Como?
Então a PhD Contábil decidiu trazer este tema com uma breve explicação.
A Carga tributária das atividades econômicas, representa hoje uma grande preocupação para os empresários. No Brasil temos uma quantidade significativa de legislações que visam regulamentar as questões tributárias, mas que apresentam um alto nível de complexidade, devido as atualizações e modificações que são constantes, o que exige um acompanhamento mais amplo do profissional contábil sobre o conteúdo tributário, para que essas sejam seguidas e não gerem preocupações aos empresários.
Mas diante de um cenário tão complexo como o tributário, é possível ter uma redução na carga tributária?
Sim, e a chave está na realização de um planejamento tributário, o qual tem por objetivo revisar informações da empresa, tais como, o regime tributário ideal, redução de custos com uma melhor adequação do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e CTS – (Código de Situação Tributária) dos produtos. No município é possível se atentar a base de cálculo do ISS (Imposto Sobre Serviço) que as vezes são aplicados de forma duplicada, e/ou mesmo sobre os materiais aplicados que não deve incidir. No Simples Nacional é importante analisar se as atividades estão enquadradas no anexo correto, já que ocorreram mudanças.
É possível também aproveitar benefícios fiscais que são oferecidos pelos órgãos, tais como a redução ou isenção de impostos por meio da troca de serviços e/ou mesmo por meio de ações promovidas pelo governo. Por isso é tão importante estar atento as legislações, federais, estaduais e municipais, buscando sempre os benefícios que melhor se enquadrar o seu negócio.
Não existe um momento certo para o empresário buscar os benefícios fiscais ou a redução tributária, mas visando o cenário atual de instabilidade e de crise econômica, não existe opção melhor do que um planejamento tributário, buscando os benefícios de leis que impulsionam as suas finanças e ajudando o seu negócio driblar a crise.
Mas lembre-se a redução tributária somente ocorrerá de forma legal se o empresário juntamente com seu contador elaborar um planejamento estratégico e tributário para o seu negócio, definindo como base as alternativas legais que gerem economia tributária e sejam viáveis ao seu tipo de empreendimento
Até a próxima, e lembre-se: o contador é o seu melhor parceiro nesta empreitada.